PsiPog.net

Science is EvolvingHomeArticlesQ&AArchiveMediaLinksSearch

View topic - Portugu?s: Guia de Empatia Para Principiantes

PsiPog.net Forum Index » Translation Project » Portugu?s: Guia de Empatia Para Principiantes

Portugu?s: Guia de Empatia Para Principiantes
Author Message
Portugu?s: Guia de Empatia Para Principiantes on Thu Feb 23, 2006 8:07 pm

Red_Devil

Guia de Empatia Para Principiantes

Por Peebrain

Empatia, no mundo ps?quico, significa uma pessoa aperceber-se das emo??es de outro ser vivo. Pessoalmente, ?descobri? a empatia ap?s algum tempo de pr?tica com outras habilidades ps?quicas, n?o era algo que eu estivesse a tentar fazer, eventualmente acabou por aparecer devido ? minha pr?tica com as outras coisas.

Antes de aprenderes empatia, devias saber o que ela implica. Pessoalmente, estou contente por ter aprendido a us?-la. Eu considero-a muito ?til numa base di?ria, e apenas me aborrece de vez em quando. Eu consigo perceber que a empatia ?s vezes pode ser problem?tica. Se tu n?o queres saber o que as outras pessoas est?o a sentir, ent?o n?o aprendas empatia. N?o a aprendas porque queres parecer muito fixe ou porque queres ?aprender e dominar todas as habilidades!!!!?. Empatia pode ser uma coisa dif?cil de lidar com, por isso, se n?o quiseres ter problemas, n?o aprendas.

Para mim, ? dif?cil descrever a maneira como uso a empatia, porque ? dif?cil para mim lembrar-me de quando ? que n?o a usei. N?o consigo sequer imaginar n?o us?-la? j? parece ser um dos meus sentidos prim?rios. Imagina n?o conseguires ouvir nunca mais qualquer tipo de som. ? claro que nunca mais ias ser chateado por rel?gios de alarme ou m?sica m?, mas ias perder tantas outras coisas. ? desta maneira que vejo a empatia.

Antes de aprender como usar a empatia, devias saber como criar escudos. Criar escudos ? a tua maior defesa contra seres atacado por est?mulos de empatia em demasia. Em grandes s?tios p?blicos, como cinemas ou centros comerciais, ? importante teres a certeza que n?o recebes todas as emo??es de todas as pessoas que estejam ? tua volta. ? tamb?m importante saberes como bloquear uma certa pessoa que te esteja a chatear, ou a fazer com que te sintas deprimido. Ou at? bloquear toda a gente excepto uma certa pessoa. Escudos s?o o que te permite manter o controlo da empatia, e o controlo ? necess?rio se quiseres manter uma mente saud?vel.

Agora que j? te chateei o suficiente com avisos para teres cuidado, vamos passar ? fase de como utilizar a empatia. Razz Os meus avisos t?m fundamento, acredita, mas no fim ?s tu que decides o que fazer, e como lidar com essa decis?o.

Imagina uma liga??o a sair da zona do teu cora??o, e a embater na zona do cora??o do teu alvo. N?o sejas muito bruto, liga-te gentilmente ? pessoa. Espera ent?o que alguns sentimentos apare?am. Antes de mais, ? sempre melhor notares quais s?o os teus sentimentos no momento, para que quando a nova informa??o chegue, tu consigas distinguir os teus sentimentos dos sentimentos da pessoa de quem acabaste de receber.

Fazer uma liga??o activa a algu?m e tentar receber as suas emo??es ? um pouco diferente de receber passivamente as emo??es aleat?rias de algu?m. Para receberes as emo??es de forma passiva, o melhor conselho que posso dar ? que te abras para isso. Eu sei que soa um pouco esquisito e estranho, mas foi assim que eu fiz. ? uma quest?o de relaxares, acalmares e pensar para ti mesmo ?O que ser? que o Jo?o est? a sentir??. Sente as tuas emo??es, nota as mudan?as e continua passivo. ? dif?cil ensinar uma t?cnica para ficares passivo, porque tu n?o fazes praticamente nada. ? passivo. Razz

Se tudo o resto falhar, continua a praticar recebendo activamente emo??es de outras pessoas, e tenta ent?o ver se o consegues fazer passivamente. Se tu tiveres escudos levantados (? sempre bom que tenhas), programa-os para receberem emo??es. Talvez queiras tentar (com cuidado) baixar os escudos (se achares que consegues aguentar). Trabalha lentamente, s? cauteloso, mas tenta fazer as coisas tamb?m. Fica relaxado e v? o que acontece. Talvez n?o aconte?a nada, talvez aconte?a alguma coisa? quem sabe?

Empatia, na sua ess?ncia, ? muito simples. Eu acho que ? uma coisa que toda a gente tem um instinto acerca dela. ? apenas uma quest?o de exerc?cio e de a manter sob controlo. Abre-te a isso, experimenta, pratica com os teus amigos, e diverte-te. Smile

-Sean (aka Peebrain)
Back to top

PsiPog.net Forum Index » Translation Project » Portugu?s: Guia de Empatia Para Principiantes